Ceará é o primeiro estado do Nordeste a testar vacina contra a dengue

Os primeiros voluntários começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (25) e a expectativa é que a pesquisa seja finalizada em cinco anos.

O Ceará saiu na frente e é o primeiro Estado do Nordeste a receber testes da vacina contra a dengue. Os primeiros voluntários começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (25) e a expectativa é que a pesquisa seja finalizada em cinco anos. 
 
O assistente administrativo Marcos Costa, de 34 anos, soube da pesquisa e quis participar como voluntário. "Como eu trabalho no hospital, facilitou o meu conhecimento sobre a vacina e de cara, eu quis participar desse momento importante que vai ser", afirmou. 
 
Esta é a terceira fase da pesquisa. A primeira foi um teste em animais, a segunda em humanos, realizada em São Paulo e nos Estados Unidos. Nas duas fases, os pesquisadores comprovaram a eficácia de, aproximadamente, 80% da vacina. "Agora nós vamos ver essa eficácia também mais os possíveis efeitos em uma massa maior de pessoas que vão tomar essa vacina", explicou Ivo Castelo Branco, pesquisador responspavel.
 
Esta terceira fase reliza testes em humanos para saber como a vacina responde na população. Os voluntários serão acompanhados por 5 anos. Durante este período, 1.200 pessoas de Fortaleza, de 2 a 59 anos, devem participar dos testes. Ao todo, 17 mil voluntários de 13 cidades brasileiras devem participar também dos testes da vacina desenvolvida pelo Insituto Butantan. 
 
Apenas pessoas saudáveis que já tiveram ou não a dengue podem participar, assim como Marcos, que passou por uma entrevista, respondeu questionários e assinou um termo de consentimento para a pesquisa ser realizada. Em seguida foi para a consulta médica e, em seguida, fez exames de sangue. O processo é longo até chegar na etapa final, que é a vacinação. 
 
"Minha família está sabendo agora. Eles vão saber quando verem a reportagem. Preferi não dizer porque sabia que eles não iriam aceitar e a vacina doeu menos que a picada de um mosquito", disse Marcos. 
 
De acordo com o pesquisador responsável Ivo Castelo Branco, a comprovação total pode acontecer antes de 5 anos e ser liberada para a produção e distribuição, mas o certo é aguardar esse prazo. Pelo o que foi avaliado, até agora, a vacina é totalmente segura e tem mostrado eficácia contra os 4 tipos de vírus da dengue. 
 
Nem todas as vagas para voluntários foram preenchidas e quem quiser fazer parte, ainda dá tempo. Basta procurar a Unidade de Pesquisa Clínica, ao lado da maternidade-escola. "As pessoas podem vir aqui e se cadastrar. Elas recebem toda uma orientação sobre a vacina e acompanharemos essa pessoa durante 5 anos", explicou Ivo Castelo Branco.