Fase de teste: nova vacina contra a dengue pode ter eficácia de até 80%

1.200 voluntários vão receber a dose da vacina contra a dengue e devem ser acompanhados por 5 anos

Os números da dengue no Brasil continuam desafiando as autoridades de Saúde. Neste primeiro semestre, o País já registrou quase um milhão e meio de casos prováveis da doença. Apesar das estatísticas deste ano chamarem atenção, os números são ligeiramente menores que os percentuais registrados em igual período do ano passado.
 
Na luta implacável do Governo contra o mosquito transmissor da doença, surge uma nova esperança; depois do lançamento de uma vacina contra a dengue que não chegou a resultados muito satisfatórios, está em teste um novo imunizante. O ceará foi contemplado com a chamada Fase Três do projeto, que vai avaliar exatamente a eficácia da substância. O Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC) é o responsável pelos testes da vacina no Estado.
 
O Ceará tem quase 20 mil casos de dengue confirmados apenas em 2016. Apesar do número ser 40% menor em comparação ao ano passado, os dados preocupam as autoridades, mas uma nova vacina pode ajudar a amenizar o problema não só no Ceará, mas em todo o País e o Núcleo da UFC foi um dos 14 escolhidos em todo o território nacional para testar a vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, diferente de uma outra vacina que já está no mercado que é aplicada em três doses e tem eficácia de 54%, a que vai ser testada a partir da próxima segunda-feira (25), é aplicada em dose única, e teve eficácia de 80% confirmada na fase teste.
 
1.200 voluntários vão receber a dose da vacina contra a dengue e devem ser acompanhados por 5 anos. Clinicamente, durante esse período, eles serão analisados para ver se alguns efeitos colaterais, por exemplo, se manifestam. Ao todo, 17 mil voluntários participarão desta última fase de testes em todo o Brasil.