Diário Regional

“Ceará Pré-Histórico”: conheça o Ceará de 115 milhões de anos atrás na nova série do Diário Regional

19/06/2018 - 10h08
a- a+
Ceará Pré-Histórico

O Diário Regional volta no tempo e mostra como eram as paisagens, a vegetação, os habitantes e o clima cearenses há 115 milhões de anos na nova série especial “Ceará Pré-Histórico”. Exibida entre os dia 18 e 23 de junho, as reportagens trazem imagens inéditas de um Ceará que une a ciência e a natureza. Dividida em seis episódios, a produção feita pela TV Diário visita Itapipoca e diversos municípios do Cariri para mostrar as marcas do passado.

- Confira a 1ª reportagem, exibida em 18/06:

Ceará Pré-Histórico - Conheça a Chapada do Araripe, uma das principais reservas de fósseis do mundo

A viagem começa na Chapada do Araripe, apontada por pesquisadores como uma das principais reservas fossilíferas do mundo. Um lugar de natureza exuberante, onde o passado brota do solo e traz informações valiosas sobre o Ceará Pré-Histórico. Veja!

- Confira a 2ª reportagem, exibida em 19/06:

Ceará Pré-Histórico - Conheça a Floresta Petrificada onde o tempo parou há 420 milhões de anos

Fartura de água, vegetação abundante, árvores gigantescas, dinossauros... Assim era o Cariri cearense há 150 milhões de anos. Os Geossítios da Chapada do Araripe são como uma máquina do tempo, capaz de transportar qualquer um para os períodos mais remotos. Neste episódio, a repórter Raíssa Câmara e o cinegrafista Laerto Xenofonte percorreram a trilha da Floresta Petrificada, no município de Missão Velha, onde troncos de madeira remetem ao período Jurássico e uma cachoeira, protegida por um cânion, remonta ao período Siluriano. Na segunda reportagem da série "Ceará Pré-Histórico" você vai saber como era o Ceará há 420 milhões de anos.

- Confira a 3ª reportagem, exibida em 20/06:

Ceará Pré-Histórico - Tráfico de fósseis da Chapada do Araripe: uma ameaça a paleontologia cearense

Fósseis vendidos pela internet, exemplares raros e repletos de informações científicas são retirados ilegalmente dos geossítios do Cariri. O tráfico de fósseis é uma das maiores ameaças a paleontologia cearense. Há fósseis da Chapada do Araripe até no Museu de História Natural de Nova York, nos Estados Unidos, e também na Europa e na Ásia. Pesquisadores lutam para repatriar os fósseis, uma tarefa difícil que esbarra na legislação internacional. Outra luta é a cultural, em que os cearenses precisam aprender a proteger o próprio patrimônio. Confira agora a terceira reportagem da série “Ceará Pré-Histórico”!

- Confira a 4ª reportagem, exibida em 21/06:
 
Ceará Pré-Histórico - Conheça o maior mamífero que já andou pela América do Sul 

O Estado é destaque em todo o mundo pela riqueza paleontológica. Os fósseis do Cariri são os mais conhecidos, mas a região não é a única a preservar esses tesouros, eles estão espalhados por cerca de 80 municípios cearenses. Na quarta reportagem da série "Ceará Pré-Histórico", a equipe do Diário Regional desembarca em Itapipoca, na região Norte, que é a segunda área de maior destaque paleontológico do Ceará. É no município que estão os fósseis do maior mamífero que já caminhou pela América do Sul.

- Confira a 5º reportagem, exibida em 22/06

Ceará Pré-Histórico - Conheça as pinturas rupestres feitas por 'homens das cavernas' em Itapipoca

Itapipoca guarda informações valiosas sobre o passado do Ceará. A terra dos três climas tem pinturas rupestres – forma de comunicação dos chamados "homens das cavernas"- nunca mostradas na televisão. Nesta reportagem da série “Ceará Pré-Histórico”, a equipe do Diário Regional encara um desafio: chegar ao sítio arqueológico da Pedra Ferrada, onde ficam as pinturas históricas.

- Confira a 6º reportagem, exibida em 23/06 
 
 
São pelo menos 80 tanques que tornam a paisagem diferenciada e rica. Cerca de 7 mil fósseis já foram encontrados nos reservatórios, apontando a presença de 20 espécies diferentes de animais da megafauna. Número que pode se tornar infinitamente maior se a exploração cientifica entrar em campo.Veja na última reportagem da série "Ceará Pré-Histórico".
 
Repórter: Raíssa Câmara
Imagens: Paulino Júnior e Laerton Xenofonte
Produção: Angélica Ferreira e Lyana Ribeiro
Edição de Texto: Elba Aquino
Edição e Finalização: Tiago de Melo

Vídeos relacionados

EXPEDIENTE

Fale Conosco

Produção
(85) 3266-9213
diarioregional@tvdiario.tv.br


Instagram

@tvdiario

Canal 22.1 em HD. Perfil oficial da TV Diário, que é a cara do Nordeste: desenrolada, invocada e estourada. 😝 WhatsApp: (85) 98755-0153