Ironias e críticas pessoais marcam debate entre candidatos ao governo

Aconteceu neste domingo (28), nos estúdios da TV Diário, o debate entre os candidatos ao Governo do Ceará.
 
Dividido em 5 blocos, o debate foi uma oportunidade para a apresentação das propostas de gestão de Ailton Lopes (PSol), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB). Na ocasião, foram discutidos temas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.
 
Na área de saúde, Eunício Oliveira reconheceu o investimento do governo Cid Gomes na infraestrutura hospitalar, mas criticou a ausência de profissionais. O candidato do PMDB prometeu a abertura de 12 mil vagas por meio de concurso público. "Foram feitos hospitais, mas não colocaram gente para fazer esses hospitais funcionarem", pontuou.
 
Durante sua fala, Ailton Lopes (PSol) lembrou que Eunício Oliveira, há 4 anos, apoiava Cid Gomes e agora critica sua gestão. O candidato do PSol ainda ironizou, afirmando que Eunício estaria "descobrindo o Ceará agora". Ailton defendeu o fortalecimento da atenção primária como alternativa para melhorar o cenário da saúde no Estado.
 

Bloco 01 do debate

Bloco 02 do debate
 
Segurança pública
 
Posicionada como uma das cidades mais violentas do mundo, Fortaleza vive um quadro preocupante quando o assunto é segurança pública.
 
Sobre esse ponto, Camilo Santana (PT) destacou os investimentos atuais em equipamentos e formação profissional. O candidato prometeu criar delegacias 24 horas para garantir agilidade no atendimento e programas de valorização do servidor público. Camilo ainda afirmou que pretende implantar um trabalho de inteligência para alcançar as áreas mais complicadas.
 
O candidato do PT ainda alegou que, para garantir uma diminuição nos índices de violência, é preciso dar atenção a ações integradas de cultura e educação. "72% dos homicídios que acontecem no Ceará têm relação com o problema das drogas", alertou.
 

Bloco 03 do debate

Bloco 04 do debate

 
Valorização do professor
 
A candidata do PSB, Eliane Novais, criticou duramente o atual governador Cid Gomes. "Autoritário, prepotente e arrogante", afirmou. Eliane ainda completou, "quem não valorizou em 8 anos (a educação), não vai valorizar em 4", referindo-se ao candidato Camilo Santana.
 
A proposta de Eliane para a educação é promover concurso público para professores e oferecer um plano de cargos e carreiras para os servidores técnicos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ela ainda citou o fortalecimento do Ensino Médio e a valorização dos professores como propostas de sua gestão.
 

Bloco 05 do debate