Líder de cartel de drogas internacional é preso em Aquiraz O cartel liderado pelo mexicano Jose Gonzalez Valencia era especializado no envio de drogas sintéticas para os EUA

28/12/2017 - 10h42
a- a+


Líder de um cartel de drogas internacional, o mexicano Jose Gonzalez Valencia, de 42 anos, foi preso pela Polícia Federal (PF) em um resort, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesta quarta-feira (27). O traficante, que é procurado pelas polícias dos Estados Unidos (EUA) e do México, é um dos fundadores e líderes do Cartel Jalisco Nueva Generación

A Polícia Federal descobriu que o mexicano havia alugado uma casa na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, onde pretendia ficar até o próximo dia 3 curtindo as férias com a família. Seguindo os passos do traficante, foi possível capturá-lo em Aquiraz, quando ele chegava em um parque aquático com amigos e familiares. Jose Gonzalez não resistiu a prisão e confirmou que estava hospedado na Taíba. A informação que o traficante estava no Ceará veio da sede da PF, em Brasília. 

A prisão aconteceu em cumprimento de um mandado de prisão para fins de extradição, expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello. Conforme a PF, foi o governo dos EUA que pediu a extradição do mexicano, desde o ano de 2015.

O cartel

O cartel liderado por Valencia, que tinha envolvimento com tráfico desde 1998, era especializado no envio de drogas sintéticas para os EUA. Ele era conhecido como responsável pelo setor financeiro do CJNG. A organização é considerado um dos mais sanguinários do mundo e foi criada no ano de 2007, como um braço armado do Cartel de Sinaloa, mas em pouco tempo se consolidou como uma das maiores e mais perigosos carteis do México.

Mais informações na reportagem do Diário na TV. Confira!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Polícia

Veja mais

Comentários