Estudante de Juazeiro do Norte cria purificador de água com materiais recicláveis

Uma ideia simples, mas que pode trazer benefícios incalculáveis para quem sofre com os efeitos da seca.
 
Um jovem estudante de Juazeiro do Norte criou um purificador de água a partir de materiais recicláveis. A experiência tem baixo custo e chamou atenção em diversas feiras de ciências e tecnologia pelo mundo.
 
Em 2014, o projeto de Jonathan Misael Alencar, apresentado na Feira de Ciências e Engenharia, na Feira Nordetina de Ciências e Tecnologia e na Feira da América Latina, no Peru, ganhou o primeiro lugar e o passaporte para uma grande feira na Espanha, na Europa. 
 
Ele não imaginava que com uma ideia simples e de baixo custo, pudesse chegar tão longe. "A ideia nasceu da realidade que a gente vivencia. Nos últimos anos, nós passamos por uma escassez de água muito grande, uma das maiores das últimas décadas. No meu papel de ator social, busquei intervir nessa realidade de maneira sustentável, de maneira prática, enviável", explica Jonathan. 
 
O jovem construiu com garrafas pet um purificador de água. Após destilada, serve para o consumo humano ou para o reuso; em atividades domésticas, por exemplo. 
 
O protótipo está sendo realizado em um sítio da família do estudante, no município de Trindade, no estado no Pernambuco. 
 
"Meus avós utilizam a água destilada para atividades domésticas. Ou seja, eles tomam banho com essa água, lavam a casa e também em atividades da agricultura; como regar uma horta", conclui.