Serviço é o principal influente para crescimento de 4% economia no Ceará

O IPECE divulgou mais um boletim sobre a economia do estado do Ceará. Enquanto o Brasil enfrenta estagnação no quarto trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior, o estado do Ceará teve crescimento de mais de 4%.
 
O setor de serviços, principalmente as atividade ligadas ao turismo, foi o que mais influenciou nesse resultado positivo.
 
Mas no geral, o momento é preocupante, os empresários não estão confiantes na economia brasileira, o que poderá prejudicar os próximos 2 anos.
 
"É provável que com as medidas que foram tomadas em cenário nacional, a economia cearense seja atingida", ressalta Daniel Suliano, analista políticas públicas do IPECE. 
 
Mais de 70% da economia do Ceará é depositada no setor de serviços e as medidas nacionais impactarão, como no crédito, as taxas de juros e a inflação.     
 
"As pessoas ficarão mais cautelosos em relação ao consumo. Então, os empresário receosos nessa desaceleração, tende a produzir menos e consequentemente, gerar menos postos de trabalho", explica Daniel Suliano, analista políticas públicas do IPECE. 
 
A agricultura teve um desempenho considerado significativo, principalmente pela escassez da chuva em 2014. 
 
Além disso, o Ceará apresentou o terceiro maior crescimento do Brasil em novos empregos. Mesmo que inferior a 2013, a queda foi mínima em relação a outros estados.