Mais da metade dos jovens da RMF não estudam, apenas trabalham

Segundo dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS), 54% dos jovens da Região Metropolitana de Fortaleza não estudam e se dedicam apenas ao mercado de trabalho.
 
A pesquisa, realizada em 2012, ouviu pessoas com idade entre 16 e 29 anos, revelando uma tendência dos jovens em priorizar a busca pelo emprego.
 
Segundo o mesmo levantamento, os setores que mais empregam jovens são o de transformação, responsável por 38% dos empregos e o do comércio, também com 38%. O número de jovens ocupados cresceu de 539 mil para 561 mil.
 
Quadro geral
 
De acordo com o estudo, em 2012, 13,6% dos jovens estudavam e estavam inseridos no mercado de trabalho; 54% não estudavam e não estavam inseridos no mercado de trabalho. 
 
Do total, 16,2% apenas estudavam e 16,2% não estudavam e nem estavam no mercado de trabalho, o equivalente a 534 mil jovens sem emprego e sem estudo.
 
O titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertine Clementino, explica que a preocupação do governo é manter os jovens no mercado de trabalho e longe das situações de risco.
 
"Um dos nossos desafios é a permanência do jovem nesse mercado. Como eles estão em período de experimentação, acabam buscando outras possibilidades, por isso há uma rotatividade maior", esclarece Josbertine Clementino.