Investimento no Cinturão das Águas chega a R$ 9 bilhões

As obras do Cinturão das Águas do Ceará, prosseguem no Cariri cearense naquele que é o maior projeto do país, quando se analisa a integração de bacias hidrográficas. Oriundo de uma parceria entre o Governo Federal e Governo do Ceará, o investimento total gira em torno de R$ 9 bilhões.
 
No Crato, as escavações já estão concluídas. Municípios como Brejo Santo, já apresentam mais de 70% da execucação estão concluídos e Missão Velha, a obra mais extensa com 700 km, tem previsão de conclusão em fevereiro de 2016.
 
Arnon Busnelo, diretor da empresa consórciada, afirma que a grandiosidade da obra, "maior que similares como o Eixão das Águas", requer cuidado redobrado na realização para evitar futuros problemas.
 
Compondo as obras do Programa de Acelaração do Crescimento (PAC), atualmente, as obras estão  no primeiro trecho, da barragem de Jati até o rio Cariús, contando com mais de 2 mil homens e 800 máquinas, trabalhando 24 horas.
 
As águas serão distribuidas, em sua totalidade, até o ano de 2040. A primeira etapa tem prazo de conclusão para dezembro de 2015, beneficiando cerca de 1 milhão de cearenses.
 
*Com informações de Aline Menezes.