Financiamento da Caixa passa a cobrar entrada de metade do valor de imóvel usado

Financiamento da Caixa passa a cobrar entrada de metade do valor de imóvel usado

A partir desta segunda-feira (25), ficará mais difícil financiar pela Caixa Econômica Federal a compra de um imóvel usado. O banco reduziu para 50% do valor do imóvel o limite máximo de financiamento em  todas as modalidades. Atualmente, os clientes poderiam financiar até 70% do montante dependendo da linha de crédito contratada.
 
O novo limite não deve afetar as propostas em análise entregues até sexta-feira (22), conforme nota divulgada pelo banco. A Caixa é responsável por 70% do crédito imobiliário no país, com modalidades como Minha Casa Minha Vida, empréstimos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (que usa recursos da poupança). 
 
Imóveis novos e FGTS
 
Os financiamentos para a aquisição de imóveis novos estão sendo priorizados pela Caixa. Em agosto, o banco tinha reduzido de 90% para 80% o teto para a compra de imóveis novos. Desde maio, está suspensa a linha pró-cotista FGTS, que usa recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento de unidades de até R$ 950 mil e cobra juros de até 8,66% ao ano de trabalhadores com carteira assinada. O banco alega falta de recursos.
 
Com informações da Agência Brasil