O Procon Fortaleza divulgou nesta quarta-feira (3) o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores em Fortaleza durante 2016. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aparece no topo da lista, com 191 reclamações.
Em 2015 foram registrados 17.633 atendimentos, mostrando que houve aumento de 18% no número de reclamações, que saltaram para 20.873 em 2016. Os dados são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, como determina o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Do total de 20.873 atendimentos em 2015, pelo menos 3.747 resultaram em reclamação fundamentada, que é o quantitativo utilizado pelo Sindec para a elaboração do ranking. Das 3.747 reclamações fundamentadas, 1.643 foram resolvidas em audiência de conciliação, o que confere um percentual de 43,8% de resolutividade. No restante (2.104), não ocorreu acordo entre as partes, representando 56,2% de reclamações não atendidas pelas empresas.
Confira o ranking dos 10 mais reclamados em Fortaleza, conforme maior número de reclamações fundamentadas:
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece (191);
- Telemar Norte Leste S/A (167)
- Caixa Econômica Federal (139)
- Banco Bradescard (132)
- Banco Itaú (132)
- Oi Móvel (128)
- Companhia Energética do Ceará (Coelce) – atualmente Enel (121)
- À Vista S/A Administradora de Cartões de Crédito (94)
- Tim Celular S/A (77)
- Sky Brasil Serviços Ltda (74)
O Procon também divulgou o ranking das empresas que menos resolvem as reclamações dos consumidores nas audiências realizadas pelo órgão:
(por ordem de não resolutividade)
- Banco BMG (90% não resolvidas)
- Banco CSF Carrefour (89,2%)
- Banco Pan S.A (88,6%)
- Embracon Administradora de Consórcio Ltda (80,7%)
- Estácio Fic (80,5%)
- Hipercard Banco Múltiplo S/A (79,5%)
- Banco Itaú Card S/A (76,5%)
- Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda (72,3%)
- Banco Santander S/A (72%)
- Banco Bradesco S/A (69,8%)