Brasileiros gastam menos no exterior e setor busca alternativas para driblar a crise

Brasileiros estão gastando menos no exterior, como aponta levantamento do Departamento Econômico do Banco Central. Segundo o órgão, com a alta do dólar, passagens, hotéis e produtos vendidos lá fora sofreram uma variação considerável em relação a anos anteriores. 
 
Nos dois primeiros meses de 2015, houve uma diminuição de 1,5% em relação ao mesmo período de 2014, atribuída principalmente à valorização da moeda norte americana, o que dificulta transações cambiais com o real.
 
Medidas pontuais
 
Uma das alternativas para cobrir a desaleceração dos gastos brasileiros no exterior é o favorecimento dos gastos nacionais. Os operadores do setor estão procurando atrair os turistas em viagens nacionais e reconquistar viajantes do exterior. 
 
No Ceará, com estimativa de ocupação ficando em 58%, abaixo do esperado pelo setor, as iniciativas para chamar os visitantes, principalmente argentinos e portugueses, devem ser estimuladas, com o aumento de parcerias com agências de viagens e pacotes promocionais.
 
"Poderíamos estar pior diante da situação brasileira", pontua Darlan Leite, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).