Sine lança aplicativo para celular que reduz filas e facilita a busca por vagas de emprego

Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, o ‘Sine Fácil’ auxilia trabalhadores a encontrarem, de forma prática e rápida, funções adequadas ao seu perfil

O Ministério do Trabalho desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis que promete ajudar trabalhadores a encontrem, de forma prática e rápida, vagas de emprego adequadas ao seu perfil. O ‘Sine Fácil’, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e lançado neste mês de maio, permite que o usuário acompanhe a situação do benefício do seguro-desemprego e tenha acesso a informações sobre abono salarial, entre outros serviços.

O programa permite que sejam feitas inúmeras consultas a vagas de emprego, em qualquer horário e em qualquer local, sem a necessidade de o trabalhador se deslocar até um posto de atendimento e esperar em filas. O ‘Sine Fácil’ é gratuito e já está disponível para o sistema operacional Android e em breve será oferecido para a plataforma iOS.

Como utilizar

Para usar o aplicativo, o trabalhador precisa ter um código de acesso (QR Code) obtido no portal Emprega Brasil. No portal, o trabalhador também encontra informações variadas, como oferta de vagas, cursos de qualificação profissional e concessão de seguro-desemprego, entre outras.

O aplicativo também tem serviços para os empregadores, que podem encontrar mais rapidamente profissionais com o perfil desejado. Em uma versão futura, será possível também verificar currículos, selecionar trabalhadores para participar de processos seletivos e consultar entrevistas agendadas.

Como obter QR Code para o 'Sine Fácil'

Após instalar o aplicativo no celular ou tablet, o dispositivo vai exigir um código para o primeiro acesso, o “QR Code”. A chave de segurança para visualizar o conteúdo pode ser solicitada tanto em uma das sedes físicas do Sine ou virtualmente pelo site o Ministério do Trabalho. O acesso será liberado por meio de uma foto do código pela câmera fotográfica do aparelho celular.