Uso moderado de café diminui riscos de morte prematura por diabetes e Parkinson

O café comum quanto o descafeinado podem ser benéficios contra morte por diabetes e Parkinson, e o que descrevem os pesquisadores da Chan School de Saúde Pública da Universidade de Harvard em estudo publicado na revista especializada "Circulation", na segunda-feira (16).
 
Comparando as pessoas que não bebem café, ou beberam menos de duas xícaras por dia, com aquelas que relataram valores "moderados" de consumo de café, ou até cinco xícaras diárias, o estudo revela que de três a cinco dosses diárias de café conferem proteção contra morte prematura.
 
Novas pesquisas
 
Nenhum efeito protetor contra o câncer foi encontrado no estudo. Outras pesquisas anteriores já apontavam para uma ligação entre o consumo de café e um menor risco de certos tipos de câncer, além de uma relação de causa e efeito entre o café e a probabilidade reduzida de certas doenças, porém, os cientistas disseram que ainda investigarão mais.
 
O estudo foi baseado em dados recolhidos a partir de três grandes questionários incluindo cerca de 300 mil enfermeiros e outros profissionais de saúde que concordaram em responder sobre suas próprias condições médicas e hábitos em intervalos regulares ao longo de 30 anos.