Todas as residências no Ceará devem ser visitadas em 2016 em ação contra o Aedes aegypti

O ano de 2016 no Ceará promete "Todos contra o Mosquito". Esse é o lema do Plano estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, principal vetor da Dengue mas, que mais recentemente, teve conexão com a Febre Chikungunya, assim como o Zika Virus e os casos de microcefalia.
 
Lançado na manhã da segunda-feira (21), o programa provê visita a todas as residências do Ceará em janeiro de 2016 e telar todas as caixas d’água ao longo do próximo ano, em parceria com o Exército.
 
Além dos militares, o executivo estadual vai envolver as prefeituras municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de funcionários da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Ao todo, serão quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde nas vistorias.
 
Multa
 
Camilo Santana estuda apresentar à Assembleia Legislativa do Ceará projeto de lei que prevê a aplicação de multa àqueles que se recusarem a receber os agentes. Segundo o governador, a legalidade da medida tem sido discutida com membros do Judiciário e do Ministério Público.
 
Com a participação dos 22 mil agentes e das forças de segurança pública e do Exército, cerca de três toneladas de larvicida serão utilizados para eliminação do Aedes aegypti, material já distribuido para os 184 municípios cearenses.
 
Em 2015, o Ceará viveu uma das maiores epidemias de Dengue, com 103 mil casos notificados suspeitos. Só Fortaleza registra 26 mil notificações.