Sete postos de saúde de Fortaleza vacinam contra influenza neste fim de semana; veja lista

Em todo o Estado, devem ser imunizadas 2.286.637 de pessoas dos grupos prioritários até o dia 1º de julho

O primeiro final de semana da campanha de imunização contra a influenza começou marcado por intensa movimentação dos postos de saúde de Fortaleza. Neste sábado (21) e domingo (22), sete unidades estão abertas para garantir a vacinação dos grupos prioritários. O Centro de Saúde Meireles, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), também está funcionando neste sábado. Os estabelecimentos atendem o público das 8h às 17h nesses dias. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), os postos que estão abertos são: Carlos Ribeiro (Jacarecanga), Paulo Marcelo (Centro), Irmã Hercília (São João do Tauape), Anastácio Magalhães (Rodolfo Teófilo), Luís Costa (Benfica), José Paracampos (Mondubim) e Messejana.

Em todo o Estado, devem se vacinar 2.286.637 de pessoas dos grupos prioritários até o dia 1º de julho. O grupo de risco é composto por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. 

Mortes

O número de mortes causadas pela gripe H1N1 subiu para quatro no Ceará, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta quinta-feira (19). Também aumentaram para 24 a quantidade de casos confirmados no Estado. 

Prevenção 

A vacina é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:

– Lavar e higienizar as mãos com frequência.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.

– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

– Ter boa alimentação e beber bastante líquido.

– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.

– Manter a sua casa bem arejada.