Saiba como se prevenir e tratar a hanseníase

O Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em casos de portadores da hanseníase, apesar da cura já ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Causada por uma microbactéria transmitida pela respiração, a doença conta com um período de incubação de até cinco anos. 
 
Ao iniciar o ataque ao corpo humano pela pele, é nela que os sintomas mais conhecidos como várias colorações na pele e a perda da sensibilidade, estão presentes. Porém, a infecção pode chegar ao sistema nervoso e, se não for tratada, pode provocar paralisia, mutilação dos membros e até cegueira.
 
Combate
 
Segundo a articuladora estadual do Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase, Gerlânia Martins, 25 de janeiro é marcado como o Dia Mundial de combate à doença. No Ceará, cerca de 2.400 casos são registrados anualmente, em relação aos 24.600 casos nacionais. 
 
"A ideia é quem em 2015 consigamos tirar de ação o bacilo, responsável pela cadeia de transmissão", ressalta.
 
Gerlânia afirma que todos os postos de saúde da Capital e Interior, responsáveis pelo atendimento de saúde primário, estão aptos para diagnosticar e iniciar o tratamento precoce da doença.