Pega na mentira: saiba como detectar um mentiroso

Quem nunca contou uma mentirinha na vida, que atire a primeira pedra! Segundo a psicóloga Priscila Diniz, as pessoas mentem porque querem tirar algum tipo de vantagem da situação ou para não passar por circunstâncias embaraçosas
 
Por outro lado, uma mentira "do bem" pode evitar discussões, tristezas e maiores problemas. Mas, se você é daqueles que prefere saber a verdade nua e crua, saiba que há maneiras de detectar um mentiroso! Além da fala, a aposta é na linguagem corporal; através de gestos e expressões faciais. 
 
De forma inconsciente, algumas pessoas apresentam sinais na face e no corpo que contradizem o que está sendo falado. "Cada pessoa tem um perfil diferente e uma maneira de mentir. Identificar esses sinais não é como uma receita de bolo. Cada um tem o seu jeito", explica a psicóloga Priscila Diniz. 
 
Saiba quais são esses sinais: 
 
- Sustentar muito tempo o olhar; "A pessoa, já sabendo que o desvio do olhar é sinal de mentira, pode olhar fixamente nos seus olhos para tentar te convencer de que ela não está mentindo. O olhar fixo pode ser um indício de mentira", explica a profissional.
- Mexe os ombros;
- Pegar atrás do pescoço; 
- Coçar a nuca; 
- Tamborilar dedos; 
- Demonstrar ansiedade;
- Gaguejar 
- Enrolar as ideias; "Se você pedir pra pessoa contar os fatos novamente, se for mentira, ela pode se enrolar e certamente, não contará os mesmos detalhes novamente. A pessoa não vai saber contar a mesma história duas vezes", complementa a psicóloga. 
- Gargalhar demais para tentar fugir da situação;
- Silêncio pra elaborar a historia.
 
Vale ressaltar que a convivência, com o possível mentiroso em questão, pode tornar evidente o sinal corporal manifestado.