Número de casos de sífilis no Ceará cresce 380% em sete anos; saiba como se prevenir

Somente este ano, já foram registrados 170 novos casos

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, os casos de sífilis aumentaram no Ceará. Houve um crescimento de 380% no número de casos confirmados nos últimos sete anos. Somente este ano, já foram registrados 170 casos. 

Segundo o infectologista José Maurício Pereira, a sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria treponema pallidum, principalmente transmitida por via sexual, mas também da mãe para o filho, durante a gravidez. A forma mais simples para evitar a infecção é o uso de preservativos nas relações sexuais, explica o profissional. 

A doença possui um tratamento relativamente simples, feito a base de antibióticos, porém uma característica peculiar da infecção dificulta o diagnóstico.   

“A pessoa infectada pode adoecer logo que pega a infecção ou pode permanecer vários períodos, meses ou anos, sem apresentar nenhum sintoma, porém transmitindo a doença", revela o infectologista.

Números 

A chamada sífilis adquirida, contraída pelo ato sexual, é a Infecção Sexualmente Transmissível (IFS) mais comum na população entre 15 e 24 anos no Estado, passando de 39 ocorrências, em 2010, para 358, até o último dia 9. Um aumento de 817%, segundo dados da Sesa. 

Já a sífilis congênita - quando a bactéria passa da mãe para o bebê através da placenta - pulou 168% entre 2007 e 2015, com taxa de incidência de 8,7 casos por mil nascidos vivos, superior a nacional, que é de 6,5 a cada grupo de mil nascidos vivos, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.