Intolerância ao glúten:'fast-food e alimentos industrializados podem causar a doença', diz nutróloga

Intolerância ao glúten: "fast-food e alimentos industrializados podem desenvolver a doença", diz nutricionista

A nutróloga Gracy Kelma esteve no programa Tudo Por Elas desta sexta-feira (17) para esclarecer as principais dúvidas sobre a intolerância ao glúten, cientificamente chamada de doença celíaca.
 
A doença é desenvolvida através da inflamação da mucosa intestinal, que perde a capacidade de digerir a proteína glúten. 
 
De acordo com a especialista, a intolerância ao glúten é dividida em três categorias: leve, moderada e grave. Os principais sintomas são dor no estômago, diarreia e tontura.
 
A nutróloga explicou que a intolerância pode ser desencadeada por fatores genéticos ou adquiridos. "O consumo frequente de 'fas- food' e alimentos industrializados podem causar a doença celíaca", comentou.
 
Gracy especificou alguns cuidados alimentares para o intolerante. "A pessoa que tem a doença celíaca deve adotar uma dieta que terá restrições de alimentos derivados do trigo, centeio e cevada, como pizza, bolo, macarrão ou sorvete", explicou.
 
A especialista concluiu com um alerta. "Quem não tem a doença celíaca, só deve fazer a dieta com orientação médica", afirmou.