HGF não suporta demanda e pacientes sofrem com demora e falta de atendimento

Pacientes que chegam de cidades no Interior não estão conseguindo atendimento nos hospitais de Fortaleza. Diariamente, necessitam realizar roteiros entre as unidades médicas em busca de auxílio.
 
Solange Maria, paciente que não conseguiu atendimento em dois hospitais, antes de chegar ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), conta que os próprios médicos recomendam a saída por conta de possíveis infecções no local.
 
"É uma vergonha para Fortaleza", ressalta Solange.
 
Os casos de demora, falta de atendimento causam o desespero, mas também, resiliência. Para uma paciente que aguardava uma cadeira de rodas a única solução é aguardar.
 
"Vejo todo mundo reclamando e nada fazem. É fazer o quê?", destaca.
 
Realidade nacional
 
De acordo com a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (SIMEC), Mayra Pinheiro, o caos da saúde pública é um problema conjunto dos poderes municipal e governamental. Segundo elA, o problema foi agravado pelo corte de 20% nos recursos da saúde e falta de repasse Federal para todos os estados brasileiros.
 
A assessoria do HGF informa que continua com a emergência aberta para atender as ocorrências no Ceará. O hospital atende casos de alta complexidade, com uma demanda mensal de 1.800 pacientes.
 
Ainda sobre a demanda, a assessoria afirma que o número excedente de pacientes são encaminhados para hospitais de apoio, como a Santa Casa de Misericórdia, Waldemar de Alcântara, Fernandes Távora e Martiniano de Alencar.