H1N1: saiba quais são os grupos prioritários para se vacinar contra o vírus

A campanha de vacinação contra a influenza A começou nesta sexta-feira (29) e segue até o dia 20 de maio

Começou, nesta sexta-feira (29), a campanha de vacinação contra a influenza em Fortaleza. Logo pela manhã, as filas já estavam grandes no posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro da Capital. A expectativa é de que, em todo o Estado, mais de dois milhões de pessoas sejam imunizadas.
 
Apesar de todos precisarem da imunização, é preciso estar atento; a opulação prioritária, aquela que pode receber as vacinas nos postos de saúde, se restringe aos grupos de crianças de 6 meses até 4 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; mulheres que tiveram bebê e estão no período de 45 dias após o parto; pessoas com doença crônica não-associada; pessoas com 60 anos ou mais e os trabalhadores da área da saúde, segundo Vanessa Soldatelli. 
 
A vacina protege de alguns vírus, dentre eles, o temido H1N1. "Nós temos a vacina trivalente que protege contra o H1N1, que é essa gripe que está assustando todo mundo; a H3N2, que é aquela gripe sazonal que a gente vem vacinando desde 1999; e contra o vírus da Influenza B", explicou Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.
 
A campanha segue até o dia 20 de maio e a procura pela vacina entre os fortalezenses é grande. "É importante as pessoas saberem que você vacinar uma quantidade muito grande de pessoas em um período curto de tempo, nesses 20 dias, é o que caracteriza a campanha; conseguindo interromper a cadeia de transmissão da doença", detalhou a coordenadora.