H1N1 já soma 5 casos no Ceará e quase 700 no Brasil; saiba como se prevenir

O infectologista José Nivon participou do Tudo por Elas, desta terça-feira (12), e explicou com detalhes os sintomas da doença e como preveni-la

A Influenza A, responsável pela gripe H1N1 já atingiu 686 pessoas no Brasil e causou, pelo menos, 71 mortes, somente neste ano. O Ceará já registrou cinco casos da doença, que levou duas pessoas à morte até o momento, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O infectologista José Nivon participou do Tudo por Elas, desta terça-feira (12), e explicou com detalhes da doença.
 
"A H1N1 é uma infecção respiratória transmitida por vírus e a infecção acontece por vias respiratórias, de pessoa para pessoa, em locais onde as pessoas ficam mais aglomeradas. Ela é uma doença sazonal, ela existe todos os anos e é transmitida principalmente nos períodos de chuva e de primavera", expicou José Nivon.
 
A doença, que se caracteriza por febre, tosse e desconforto respiratório, foi responsável por 36 mortes, em 2015, no País, segundo informou a Organização Mundial de Saúde (OMS). 
 
Prevenção 
 
A vacinação contra a gripe é a forma mais eficiente para a redução do impacto da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação é uma resposta da OMS para controlar a circulação de amostras dos vírus. Segundo a pasta, a constante mudança dos vírus Influenza requer monitoramento global e frequente reformulação da vacina.
 
Higiene, principalmente das mãos, é a dica do infectologista para evitar a contaminação. "Lavar sempre as mãos com água e sabão ou, então, usar álcool 70% ou 80% também é uma forma de matar o vírus", afirmou José Vinon.
 
Campanha de vacinação 
 
A campanha nacional de vacinação contra o H1N1 começa no dia 30 de abril. O Ministério da Saúde antecipou o envio de doses da vacina a alguns estados devido ao surto da doença. Os grupos mais indicados, neste momento, são crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e portadores de doenças que predisponham à infecções.