Especialistas afirmam que Zika Vírus é causador da virose misteriosa

Pacientes têm procurado as unidades de saúde de Fortaleza com sintomas semelhantes ao da Dengue, mas estão voltando para casa sem diagnóstico preciso. 
 
O principal motivo pode estar em uma nova doença, vinda da África e com o contágio em seres humanos a partir de 1968.
 
Trata-se do Zika Virus, descoberto no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde, a partir da análise do material de pacientes monitorados no município de Camaçari, os pesquisadores descobriram que o causador da virose misteriosa.
 
José Leomar, fotógrafo, foi uma das vítimas do Zika. Segundo ele, a semelhança segiu até mesmo na ida ao pronto socorro e exames posteriores.
 
"Eles dizem que não sabem indentificar se é uma denge ou uma virose", afirma José Leomar.
 
Receitas
 
José Nivon, infectologista, afirma que a doença é "reemergente" e que no Ceará pode ter chegado durante o período da Copa do Mundo 2014.
 
O especialista afirma que clinicamente não há como distinguir o Zika da Dengue, pois ambos apresentam o mesmo tratamento.
 
"Assim como na Dengue, não é recomendado que se ingira Ácido acetilsalicílico ou Diclofenaco, pois são anti-inflamatórios que podem causar transtorno e agravar a doença", resslta José Leomar.