Dezembro Laranja alerta sobre o câncer de pele; veja como identificar sinais da doença

O mês de dezembro faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), desde 2014, como período de campanha para esclarecer a população sobre os riscos e cuidados necessários para evitar o câncer de pele. Com o tema “Se exponha mas não se queime”, o Dezembro Laranja deste ano este ano será prolongado, pela primeira vez, durante todo o verão, trazendo ações na internet, ruas, praias e parques com foco, principalmente, nas pessoas que trabalham em constante exposição ao sol.
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o tipo com maior incidência no Brasil, registrando todos os anos mais de 170 mil novos casos. A enfermidade surge a partir do crescimento anormal das células que compõem a pele, se manifestando como pinta, mancha, elevações na pele, nódulos de colorações diversas ou ainda como feridas. Para prevenir, é necessário cuidado ao se expor ao sol, principalmente, entre 10h e 16h. O uso de equipamentos de proteção, como chapéus de aba longa, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares também são essenciais. 
 
A dermatologista Patrícia Sampaio explica as diversas formas de manifestação do câncer de pele e alerta que, se descoberta no início, a doença tem até 90% de chance de ser curada. Veja na reportagem do Diário Regional
 

 
Para mais informações sobre a campanha e o câncer de pele, acesse o site da SBD.