Confira 3 sucos funcionais para desintoxicar o organismo dos excessos de fim de ano

O período de fim de ano é conhecido também pelos excessos alimentares, cheio de confraternizações, festas, ceias, drinques, guloseimas, panettones e mais panettones. Mesmo quem tem uma vida regrada na dieta costuma errar a mão e o resultado são quilinhos a mais, inchaço e indisposição.

Para você começar 2016 cumprindo a promessa de emagrecer durante o ano, resolvemos te dar uma forcinha para eliminar as toxinas e desinchar o organismo com a receita de alguns sucos funcionais, que podem ser incluídos em uma dieta líquida, ideal para ser seguida por até dois dias, indicada pela nutricionista Ismênia Marques. 

De antemão,  a profissional explica que as pessoas que pretendem fazer esse tipo de dieta devem estar acompanhadas por profissionais. "Existem dietas onde as pessoas podem ingerir bastante líquido, sucos, chás e duas sopas no almoço e no jantar. As dietas líquidas podem ser feitas por até dois dias, contanto que sejam acompanhadas por um profissional. Não é algo para se fazer leigamente. ", ressalta. 

Exagerei e agora?

Àqueles que enfiaram o pé, não adianta mais lamentar pelos quilinhos a mais. Para recomeçar o ano dentro das rédeas e desinchar, o ideal é alimentar-se de 5 a 6 vezes ao dia, consumir bastante fruta e tomar muita água. "No café da manhã, nos lanches e no almoço, as pessoas podem ingerir sempre uma fruta. É importante lembrar também da importância da água. As pessoas que estão buscando, realmente, desinchar, precisam ingerir bastante água para tirar essa retenção de líquido do corpo.

Sucos e chás

Além dos sucos funcionais, alguns alimentos ajudam no processo de desintoxicação do organismo, como os chás, frutas, vegetais e as fibras. "Os chás, principalmente, o de cavalinha e o de hibisco são bastante diuréticos porque têm flavanóides e compostos bioativos que têm muito essa função. A cavalinha ainda tem potássio e silicio , que é importante para a sáude da pele", explica Ismênia.

Os chás verde, preto, branco e os demais termogênicos não foram excluídos da lista. Segundo a nutricionista, eles podem ser consumidos alternadamente e ao longo do dia. "Uma dica super interessante para quem não tem tempo nem paciência para preparar o chá é encher a garrafinha de água e colocar dois sachês daqueles chás de caixinha mesmo e consumir aquela água durante o dia, enquanto estiver fora. Além de hidratar, a pessoa também vai ter propriedades diuréticas e/ou termogênicas", indica.

Folhas e frutas

Para Ismênis Marques, as folhas e os vegetais em geral são fundamentais, principalmente, a alface e a couve-manteiga. "Elas têm muita clorofila e também têm a função de eliminar toxinas. Então, é muito bacana inserir a couve em sucos e consumir a alface nas saladas".

As frutas são indispensáveis, recomenda a profissional, e algumas ganham mais destaques as outras neste período de desintoxicação. "O abacaxi tem promelina, um composto que ajuda a digerir a proteína. A digestão precisa acontecer eficientemente pra que o metabolismo ocorra de forma eficiente também. Então, é muito importante ingerir o abacaxi nesse período. Outra fruta seria a melancia que é rica em água, tem muita fibra e é diurética, o kiwi que é verdinho e tem clorofila e o limão que tem propriedade alcalina e o sangue precisa estar básico para que as funções aconteçam de forma adequada e ainda facilita as veias metabólicas", detalha. 

Outra dica de ouro da profissional é tomar o suco de um limão espremido em 100 ml de água, em jejum, 30 minutinhos antes do café da manhã. "Isso porque o limão tem essa propriedade alcalina. Como o organismo estará limpo, ele já entra alcalinizando, fazendo com que o organismo absorva as propriedades dos alimentos de forma mais eficiente", explica a nutricionista.

Confira a receita dos sucos funcionais para desintoxicar o organismo:

Receitas

Suco 1:

2 fatias de abacaxi

Suco de 2 laranjas

1/2 folha de couve manteiga

8 folhas de hortelã

1 pedaço de gengibre

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco 2:

1 kiwi

1/2 maça verde (com casca)

1 colher de sopa de biomassa de banana verde ou 1 colher de chá de chia

Suco de 1 limão

200ml de água de coco

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suchá:

100ml de chá de hibisco

100ml de água de coco

6 morangos

Preparo: Coloque 100ml de água para ferver, desligue após formação de bolhas e adicione 1 colher de chá das folhas de hibisco. Abafe por 5 minutos e coe em seguida. Deixe o chá esfriar (pode ser na geladeira). Depois bata o chá e o restante dos ingredientes no liquidificador.