Casos de câncer de mama crescem em mulheres ao redor do mundo

06/10/2015 - 15h00 - Redação Web - TV Diário
a- a+


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, seguido pelo de pele, acometendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. 
 
Segundo o mastologista Marnewton Pinheiro o câncer de mama conta com várias modalidades. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não, com a maioria resultando em bom prognóstico.
 
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, o que pode ou não estar ligado a fatores genéticos, como afirma o mastologista.
 
Segundo ele, apenas 10% dos casos são por fator hereditário, enquanto os outros 90% apresentam fatores variados.
 
Riscos
 
O câncer de mama não tem uma causa única e diversos fatores podem aumentor o risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.
 
A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. 
 
Prevenção
 
Marnewton Pinheiro ressalta que medidas simples como a prática de exercícios físicos e auto-exame podem previnir o avanço da doença e antecipar o tratamento. Por isso é de suma importância a realização periódica da mamografia e visitas ao mastologista.
 
*Com informações do Inca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Ciência e Saúde

Veja mais

Comentários