Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do Brasil; saiba mais sobre a doença

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil, representando cerca de 25% dos novos casos de câncer registrados por ano. Segundo o mastologista Marnewton Pinheiro o câncer de mama aparece de várias formas, alguns evoluem de forma rápida, outros, não, mas a maioria dos casos atualmente tem um bom prognóstico.
 
Os casos de câncer de mama são relativamente raros antes dos 35 anos de idade, mas, por outro lado, têm uma incidência considerável após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, o que pode ou não estar ligado a fatores genéticos, como afirma o mastologista.
 
Segundo ele, apenas 10% dos casos são por fator hereditário, enquanto os outros 90% apresentam fatores variados.
 
Riscos
 
O câncer de mama não tem uma causa única e diversos fatores podem aumentor o risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.
 
A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. 
 
Prevenção
 
Marnewton Pinheiro ressalta que medidas simples como a prática de exercícios físicos e auto-exame podem prevenir o avanço da doença e antecipar o tratamento. Por isso, é de suma importância a realização periódica da mamografia e visitas ao mastologista.