Conheça as vantagens e desvantagens da gasolina formulada

Fabricado pela Petrobras e regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), possui uma origem e um rendimento diferente das demais

Você já ouviu falar em gasolina formulada? Esse tipo de combustível é fabricado de uma forma diferente da gasolina comum e da aditivada. No programa João Inácio Show, deste domingo (4), você conhece um pouco mais sobre esse tipo de combustível, que é fabricado pela Petrobras e regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e ainda confere que benefícios e malefícios ela pode causar ao seu veículo.

A principal característica que difere a formulada dos demais tipos de gasolina, de acordo com o assessor técnico do Sindipostos do Ceará, Antônio José, é a origem. Enquanto o combustível formulado é formado a partir de sobras de gasolina comum, que é misturada a produtos químicos, como solventes, a gasolina comum e a aditivada se origina diretamente do petróleo.

Apesar de utilizar sobras de combustível comum, o rendimento da gasolina formulada é diferente da irmã, revela o presidente do Sindicato dos Petroleiros do Ceará (Sindpetro), Jorge Oliveira.

“Ela tem o rendimento cerca de 10% a 15% menor que a de petróleo. Esta informação deveria está presente nas bombas: 'gasolina de petróleo' e 'gasolina formulada'. A gasolina de petróleo é a que possuí maior poder de geração de energia, então o carro precisa de uma quantidade menor de combustível para que o motor funcione, ao contrário da formulada, que precisa de uma quantidade de litros maior para você fazer o mesmo percurso”, explicou o presidente.

Além da baixa eficiência, esse tipo de combustível, com menor qualidade, também pode causar danos ao carro, como afirmou o mecânico Mário Pimenta. “O sistema de injeção, a bomba de combustível, o bico ejetor, a vela, a cama de explosão do veiculo, entre outros, podem ser danificados por esse tipo de gasolina”, informou o mecânico, que tem mais de 30 anos de experiência na área.

Direito do consumidor

Conforme o titular da Coordenação de Processo Administrativo e Julgamento do Procon Fortaleza, Sérgio Henrique Sales, o consumidor tem o direito de saber qual a procedência da gasolina comprada, além de poder exigir um teste de eficiência. Sales ainda deu dicas de como se prevenir contra possíveis golpes.

“O ideal é abastecer sempre no mesmo posto de combustível, que já se tenha uma familiaridade. Ficar atento aqueles preços que fogem à média encontrada em outro estabelecimentos. Também é importante solicitar sempre o cupom fiscal, por que se houver algum problema no veículo relacionado a combustível de má qualidade o documento é a prova contra o estabelecimento”, listou.

Confira a reportagem completa no vídeo do João Inácio Show.