Ceará tem o maior mercado consumidor de veículos de luxo do nordeste

O brasileiro tem fama de ser apaixonado por carro; mas o cearense foi além e está ficando conhecido pelo gosto por carros de luxo.
 
O Ceará tem o maior mercado consumidor de veículos desse tipo do nordeste, com mais de 30% de participação nas vendas da região.
 
No primeiro semestre deste ano, foram comprados 32.737 carros novos em Fortaleza. O número representa quase 12% das vendas no nordeste e os veículos de luxo têm representado uma parcela cada vez maior no mercado automotivo.
 
Carros de alto desempenho, design sofisticado e uma série de acessórios que atraem quem procura um produto com qualidade acima da média.
 
Mercado em números
 
Entre as montadoras nacionais que produzem carros de luxo, em 2014 a capital cearense tem participação em vendas sempre superior à média nordestina.
 
A Hyundai, por exemplo, tem 9,2% do mercado fortalezense e 7,2% do mercado nordestino. A Toyota tem 8,2% das vendas na capital e 6,5% no nordeste.
 
A situação se repete com a Honda, que representa 4% do mercado em Fortaleza e 2,7% na região.
 
Produto de qualidade
 
O presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Pontes, afirma que Fortaleza tem tradição neste segmento.
 
"Desde a década de 1970, Fortaleza é a maior cidade com venda de carros, proporcional à sua população, é claro! Hoje nós temos uma gama muito grande de carros de luxo vindos do Mercosul. O cearense gosta de coisas boas", explica Fernando Pontes.
 
A venda de importados também tem crescido. É o que afirma o gerente de um concessionária da alemã Mercedes Benz, Franklin Medeiros, aberta há 3 anos.
 
"Nesses 3 anos, nossa loja cresceu mais de 270%. É uma consolidação do mercado premium em Fortaleza. Hoje o consumidor está acostumado a ver veículos da Mercedes rodando na cidade"
 
*Confira mais detalhes na reportagem de Flávio Rovere.