Uma em cada quatro mulheres são obesas no Brasil, diz pesquisa

Os hábitos alimentares dos brasileiros preocupam o Ministério da Saúde
 
A Pesquisa Nacional de Saúde, que teve dados inéditos como peso e pressão arterial, alerta que mais da metade da população está acima do peso e uma em cada quatro mulheres é obesa.
 
O consumo de produtos com alto teor de açúcar e gordura começa cedo no Brasil. Esse é um dos dados do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que 60,8% das crianças com menos de 2 anos de idade comem biscoito, bolachas e bolos. 
 
32,3% tomam refrigerante ou suco artificial. Além das mudanças nos hábitos alimentares na infância, os dados alertam para os crescentes índices de excesso de peso e obesidade em adultos. 
 
A pesquisa traz medidas inéditas da população, como peso, pressão arterial e circunferência da cintura. O levantamento foi feito em 64 mil domicílios de 1.600 municípios brasileiros, entre agosto de 2013 a fevereiro de 2014. 
 
56,9% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão acima do peso, ou seja, 82 milhões de pessoas. Preocupa também a massa de gordura abdominal que, pela primeira vez, foi medida em uma pesquisa no Brasil. Mais da metade das mulheres, 52,1%, apresentam prevalência superior de obesidade abdominal, com cintura acima de 88 centímetros. 
 
Entre os homens, o índice é menor. 21,5% têm cintura acima de 102 centímetros, o que aponta circuferência aumentada, no caso masculino.