Receita Federal alerta sobre golpe contra pessoas que negociam empréstimo

Um nova modalidade de golpe utilizando o nome da Receita Federal está lesando pessoas que tomam empréstimo em instituições financeiras. De acordo com o órgão, uma notificação postal, enviada por meio dos Correios, exige do contribuinte o pagamento de taxa do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para desbloqueio de empréstimo junto a uma financeira qualquer. 
 
O documeto falso alega que o crédito ou financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. Na correspodência, atribuída a um auditor-fiscal da Receita Federal, há dados bancários para depósito, além de assinatura falsificada. A Receita alerta que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. A cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição que conceder o crédito. 
 
Também é possível identificar o golpe porque os estelionatários envolvidos no esquema costumam cometer erros de português, apresentar informações confusas ou incorretas, além de orientações desencontradas. 
 
Denúncia
 
Os contribuintes que forem vítimas desse golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar denúncia à ouvidoria-geral do Ministério da Fazenda, pela internet.