Ministro Teori Zavascki morre em acidente de avião em Paraty, no Rio de Janeiro

Teori era o ministro relator das ações da Operação Lava Jato no STF

Atualizada às 17h28
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki morreu, na tarde desta quinta-feira (19), em um acidente de jatinho em Paraty (RJ). A informação foi confirmada pelo filho de Teori, Francisco Prehn Zavascki.
 
De acordo com assessores do STF, o presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, já foram avisados e acompanham os trabalhos das equipes de resgate. Teori tinha 68 anos e era o ministro relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo.
 
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o avião era do modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, e saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01 (horário de Brasília), com destino a Paraty e caiu próximo à Ilha Rasa, a 2 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade do Rio de Janeiro. 
 
Acidente aéreo
 
A aeronave era de pequeno porte e tinha capacidade para oito pessoas, mas, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), apenas quatro pessoas estavam a bordo. Ainda não há informações sobre a identidade das outras vítimas. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) informou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.
 
filho-teori
 
Às 18h05, o filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, escreveu no Facebook: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!". Às 17h22, ele já havia publicado: "Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre".
 
Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.