Ex-cortador de cana se forma em Medicina e é homenageado por colegas do curso

Jonas Lopes da Silva lutou contra a exploração da mão de obra infantil nas usinas de cana-de-açúcar no interior de Pernambuco

O ex-cortador de cana Jonas Lopes da Silva, de 30 anos, é exemplo de coragem e admirado por aqueles que o cercam. É que o ex-trabalhador rural, engresso na Zona da Mata pernambucana, estava entre os 74 jovens que colaram grau na 95ª turma do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), no Teatro Guararapes, em Olinda, no Grande Recife, na noite dessa quarta-feira (29).
 
Além da graduação, o reconhecimento pela difícil trajetória de vida até o tão sonhado diploma, foi louvado também pelo amigos que o homenagearam. Jonas foi aplaudido de pé pelos colegas e chorou. Os pais, os seis irmãos, cunhados, primos e tios viajaram 113 quilômetros de Palmares até a capital pernambucana para presenciar o momento. 
 
"Não comi, nem dormi direito. Meu coração está acelerado, a mil por hora. Meu filho conseguiu realizar o sonho de se tornar médico", disse dona Edileusa, mãe de Jonas, que acompanhou o filho na cansativa labuta de cortar e limpar cana, quando ele criança, porque era dali onde tiravam dinheiro para garantir o sustento.
 
"Antes de ser estudante de Medicina, ele lutou contra a exploração da mão de obra infantil nas usinas de cana-de-açúcar no interior de Pernambuco. Nascido em Palmares, criado em Joaquim Nabuco, foi cortador de cana até os 15 anos (...). Hoje nossa turma pede que Jonas Lopes da Silva fique de pé para receber noss aplauso e reconhecimento", discursou a oradora Débora Lima, assim que a solenidade começou. 
 
Jonas ficou surpreso; não esperava tanta consideração e chorou. "Foi um milagre de Deus eu virar médico. Ele, minha família e tantas pessoas apostaram em mim e sou muito grato por isso. Espero ser um bom médico e retribuir", afirmou Jonas, que agora tem como desafio passar na residência em Clínica Médica ou Cardiologia. 
 
* Com informações do site Uol.