Eduardo Campos morre em acidente aéreo

Emocionado, o deputado federal Julio Delgado (PSB-MG) confirmou, no início da tarde desta quarta-feira (13), a morte do candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), 49 anos, num acidente aéreo em Santos.
 
A aeronave caiu por volta das 10h desta quarta (13) no litoral de São Paulo. De acordo com o Comando da Aeronáutica, o Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). O jato em que estava o político caiu na altura do número 136, da rua Alexandre Herculano, a cerca de 7 quadras da praia. Não houve sobreviventes.
 
A bordo da aeronave estavam 7 pessoas; 5 passageiros (entre eles, Campos) e 2 tripulantes:
 
- Eduardo Campos, candidado à presidência
- Alexandre da Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo Lira - cinegrafista
 
Marina Silva, vice na chapa de Eduardo Campos, não estava no avião. Nessa terça-feira (12), Campos cumpriu agenda de campanha no Rio de Janeiro de onde decolou nesta quarta (13) pela manhã para São Paulo. Ele teria agenda em Santos, no litoral do estado. Estava prevista entrevista coletiva na Praia do Mercado, às 10h30 e depois participaria de um seminário. No final da tarde, daria nova entrevista em São Paulo.
 
O acidente
 
Campos iria para um evento na cidade de Santos chamado SantosExport. A aeronave pertencia à empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda e já havia sido utilizada por Eduardo outra vez. Segundo relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a manutenção anual do avião estava em dia, com validade até 14 de fevereiro de 2015. O avião foi inspecionado em fevereiro deste ano.
 
O Certificado de Aeronavegabilidade (CA), que atesta as condições da aeronave, tinha data de validade até 22 de fevereiro de 2017. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Anac, a documentação do piloto também estava em dia. O avião tinha capacidade para transportar 12 passageiros.
 
"Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo", diz uma nota emitida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. Além disso, a Aeronáutica já iniciou investigações para apurar o que teria causado o acidente.
 
Substituição
 
Enquanto aguardava informações oficiais, Marina estava em sua casa, em São Paulo, reunida com políticos e pessoas próximas. Segundo relatos, a ex-senadora está em estado de choque e não vai se pronunciar.
 
Em relação à situação da chapa após a morte de Campos, a legislação eleitoral prevê que, em caso de falecimento do candidato, pode haver a substituição em qualquer período, mesmo já tendo sido encerrado o prazo legal para outras substituições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu que, em caso de morte de candidato, os partidos têm prazo de dez dias para fazer substituição.
 
Coincidências 
 
Eduardo Campos morreu no mesmo dia do avô Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005. Além de ser  o segundo político pernambucano a morrer em acidente aéreo. O primeiro foi Marcos Freire, em 1987.
 
Histórico do político pernambucano
 
Pernambucano e neto de Miguel Arraes, Eduardo Campos era filho de Maximiliano Arraes e da ex-deputada federal e ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes. Duas vezes governador de Pernambuco, Eduardo Campos também foi deputado estadual, três vezes deputado federal, secretário estadual de Governo e de Fazenda e ministro no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Formado em Economia na Universidade Federal de Pernambuco, Campos concorria pela primeira vez ao cargo mais importante da política brasileira. Com grande popularidade em Pernambuco e bom trânsito entre todas as correntes políticas, Campos começou a carreira política ainda na universidade, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Pernambuco.
 
* Com informações da Agência Brasil.
**Atualizado às 21h.