Cine São Luiz reabre com programação especial

Um patrimônio histórico e arquitetônico do Estado volta a funcionar, nesta segunda-feira (22), no Centro de Fortaleza.
 
Depois de 4 anos e 5 meses sem receber o público, o Cine São Luiz reabre as portas com programação especial. O espaço, que foi transformado novamente em cine-teatro - sua função original - passou por um ano de reforma e restauração. O novo São Luiz ficou moderno, mas sem perder as características arquitetônicas originais.
 
A beleza da edificação em estilo "art déco" se destaca na Praça do Ferreira. O público se encanta logo na entrada com o hall em mármore, os luxuosos lustres de cristal checos, escadarias, carpetes e pintura dourada.
 
Exibição especial
 
O Cine São Luiz foi tombado pelo Governo do Estado, em 1991. O equipamento começou a ser construído em 1938 e foi inaugurado somente 20 anos depois, em 26 de março de 1958.
 
O primeiro filme exibido foi "Anastacia - A Princesa Esquecida", com a atriz Ingrid Bergman como protagonista. Na história, uma refugiada com amnésia é salva da tentativa de suicídio por um exilado russo na cidade de Paris, dos anos 1920.
 
A mesma produção vai inaugurar, nesta segunda (22), a tela móvel do São Luiz, que também recebeu novos equipamentos de projeção e de áudio para se adequar à configuração de cine-teatro.
 
As obras de restauração e recuperação começaram em dezembro de 2013 e custaram R$ 15,2 milhões ao governo do estadual. Além das melhorias na exibição e na acústica, os trabalhos incluíram climatização, piso e revestimento, novos assentos, conservando a cor vermelha das poltronas, reparos nos camarins e no fosso para receber uma orquestra.
 
A caixa cênica de 20 metros que não estava sendo utilizada foi recuperada. Com a ampliação, o palco ganhou capacidade para receber grandes espetáculos.
 
Os ingressos para a reinauguração serão distribuídos de graça, na bilheteria do São Luiz.