Futebol americano: entenda como funciona o esporte que tem apaixonado milhares de brasileiros O Super Bowl, disputado na noite de domingo (05) chamou a atenção de milhares de brasileiros

06/02/2017 - 20h08 - Redação Web - Mateus Aragão
a- a+


Futebol
Disputado na noite desse domingo (05), o Super Bowl deu o que falar. Seja pelo crescente número de admiradores do futebol americano, pela grande expectativa com respeito ao Show do Intervalo, comandado, desta vez, por Lady Gaga, ou até mesmo pelo fato de Gisele Bündchen estar nos camarotes do estádio torcendo por seu marido, Tom Brady, o astro da noite, a verdade é que o esporte teve mais brasileiros assistindo que nunca.
 
Muita gente, no entanto, ainda não sabe muito bem o que se passa ali dentro de campo e tem dificuldade de entender o que está acontecendo no jogo. Vamos tentar explicar um pouco as principais regras do futebol americano.
 
O objetivo principal
 
Para começar, é bom entender o objetivo principal do jogo. Marcar pontos, é claro. A grande questão é: como isso é feito? No futebol, quem faz mais gols vence, no basquete a pontuação é contabilizada por cestas. No futebol americano, os times brigam para marcar 'Touchdowns', que significa basicamente chegar ao final do campo do adversário, na chamada "zona de gol" (end zone).
 
O simples fato de atravessar o campo vale para um time 6 pontos. O problema é que não é tão simples assim. Imagine ter que correr sem deixar a bola cair com 11 jogadores de mais de 100kg tentando te derrubar... Exatamente.
 
Existem ainda outras maneiras de pontuação, mas antes vamos falar de coisas mais básicas.
 
O campo e as jardas
 
Campo
 
Se você já viu um campo de futebol americano, certamente percebeu que ele é todo marcado por linhas divisórias e "pontos brancos". Cada ponto desse representa uma jarda e as linhas demarcam o espaço de cinco jardas.
 
Nos Estados Unidos, diferente do Brasil, o sistema métrico não é utilizado. Para eles, a medida principal é a jarda, que corresponde a 91 centímetros. O campo tem um total de 100 jardas, que são essenciais na dinâmica do jogo.
 
O avanço
 
São justamente as jardas que vão determinar quanto tempo cada time fica com a bola. Entenda, no futebol, a bola não está "presa" ao corpo, já que se joga com os pés, o que facilita que o seu adversário venha e tome ela de você. No futebol americano, a bola é carregada com as mãos, e do mesmo jeito que 11 brutamontes tentam derrubar o jogador que tem a bola, ele normalmente também é um brutamontes e tem outros 10 brutamontes tentando protegê-lo. Logo, não é tão simples roubar a bola. A principal maneira que os times têm de recuperar a bola, então, é parando as jogadas do adversário antes que ele avance.
 
O objetivo principal, como já dissemos antes, é marcar touchdowns. Mas não se chega o começo ao final do campo num passe de mágica. É preciso avançar pouco a pouco.
 
Cada time tem quatro chances para avançar 10 jardas, chamadas de "descidas" (downs). Se na quarta descida, o time não conseguir avançar 10 ou mais jardas, a bola passa para a outra equipe. Se o time avançar 10 jardas em uma, duas ou três descidas, a contagem zera, e o time ganha uma nova "primeira descida".
 
Um time pode, é claro, em uma jogada só avançar 10, 20 ou até 100 jardas. Quanto mais jardas avançadas por vez, melhor.
 
As jogadas
 
Existem dois tipos de jogadas no futebol americano. As jogadas de passe e as de corrida. 
 
Passe
 
A cada jogada, o time tem direito a um passe para a frente. Essa jogada é feita pelo "passador" (quarterback), que é considerado o principal jogador do time (uma espécie de camisa 10 do futebol). Ele recebe a bola e tem o objetivo de lançá-la (geralmente) para um "recebedor" (wide receiver), que tem que 'capturá-la' antes que ela toque no chão, estando dentro do campo. A partir daí, se tiver espaço, ele pode correr e tentar chegar o mais longe que conseguir até ser derrubado, sair do campo ou chegar ao final do campo.
 
Corrida
 
Quando o quarterback recebe a bola, ele tem a opção de não lançá-la, entregando-a para um "corredor" (running back). Ao receber a bola, os corredores disparam tentando passar por entre os jogadores de defesa e avançar o máximo possível.
 
É importante saber também que, depois que um jogador começa a correr, ele não pode mais lançar a bola para a frente, apenas para trás.
 
As pontuações
 
Nós já falamos do touchdown, que é a pontuação máxima do jogo, valendo seis pontos. Além disso, ao marcar um touchdown, a equipe ganha direito a uma jogada 'extra'.
 
Extra point
 
Se optar por um "ponto extra" (o que normalmente acontece), a o time pode chutar a bola dentro do gol (a trave em forma de Y que fica no final do campo) de uma distância de 33 jardas, valendo um ponto.
 
Conversão de dois pontos
 
Outra opção da equipe, caso precise de mais pontos, é arriscar uma conversão de dois pontos. O time começa com a bola na linha de 2 jardas e tem que fazer um 'mini touchdown', valendo, obviamente, dois pontos.
 
Field Goal
 
O "chute de campo" (field goal) é a segunda maior pontuação do jogo. Ele acontece quando você chega na sua quarta tentativa de avançar 10 jardas e está longe para marcar um touchdown, mas não quer devolver a bola para o outro time sem pontuar. O que acontece nesse caso é um chute tentando acertar o Y da distância que o time estiver, valendo três pontos.
 
Safety
 
O safety é uma pontuação feita pela defesa. Como assim? Simples: a defesa do time pressiona tanto o adversário que consegue derrubá-lo dentro da própria zona de gol. Isso vale dois pontos. Vale lembrar que esse tipo de pontuação é o único onde o time que ganha os pontos recebe a bola na jogada seguinte.
 
As mudanças de posse
 
Para terminar nosso pequeno manual, vamos falar de uma coisa muito importante: a posse de bola. A maneira mais efetiva de evitar que o time adversário marque pontos é não deixar que ele tenha a bola. Mas como um time ganha a bola do outro?
 
Vamos do início. Antes de começar o jogo existe um "cara ou coroa" que define qual time começa com a bola. Para que o outro time receba a bola, existem algumas maneiras.
 
Pontuação
 
Se o time que tem a bola faz qualquer tipo de ponto, a outra equipe terá a posse da bola na jogada seguinte.
 
Punt
 
Se um time tenta por quatro vezes avançar 10 jardas e só avança 8 (ou qualquer número menor que 10), a bola passa para o time adversário no ponto em que está no campo. Muitas vezes, no entanto, esse ponto é muito próximo da própria zona de gol do time que está atacando e o cálculo é simples e parecido com o futebol: quanto mais perto do meu gol eu estiver quando perder a bola, menos trabalho o outro time terá para marcar, certo?.
 
É por isso que o time que está atacando, quando chega à sua quarta descida, tem uma decisão importante a tomar. Se estiver perto o suficiente do gol para arriscar um chute (a distância recorde de um field goal é de 64 jardas), e isso depende da capacidade do seu "chutador" (kicker), o time normalmente vai para o field goal.
 
No entanto, se a distância é muito grande, o time vai para o "chute de devolução" (punt). Ao dar esse "bicudo", o time adversário começa sua próxima jogada aonde a bola cair.
 
Interceptação
 
Outra maneira de conseguir a posse de bola é por meio de uma interceptação. Quando o quarterback lança a bola para o seu recebedor, ela está "viva", ou seja, é de quem pegar, enquanto estiver no ar. 
 
Se a bola é lançada e bate no chão, é passe incompleto e a jogada está morta, porém, se um jogador de defesa conseguir agarrá-la antes que ela toque o chão, a bola é da defesa.
 
Você pode pensar que isso é simples, mas é por isso que o quarterback é considerado o jogador mais importante do time: ele é quem menos pode errar. Se um passador lança várias interceptações por jogo, acredite, ele não vai ter uma carreira muito longa na liga.
 
Fumble
 
A última maneira de "roubar" a bola do adversário é por  meio de um fumble, isto é, quando o jogador do time de ataque perde controle da bola.
 
O fumble ocorre quando um jogador tem a bola e o defensor consegue derrubá-la das mãos dele com um puxão ou uma pancada, tornando a bola "viva" (de quem pegar). Se o jogador soltar a bola por conta própria também é fumble, mas esse também não vai durar na liga.
 
Super Bowl
 
O Super Bowl é a grande final da NFL (National Football League), a liga de futebol americano dos Estados Unidos, onde os dois melhores times definem o campeão da temporada.
 
O evento é um dos maiores do mundo e tem a participação de grandes astros no intervalo, que é um espetáculo à parte. No último final de semana, tivemos o confronto entre New England Patriots e Atlanta Falcons.
 
O jogo, vencido pelos Patriots, foi emocionante e teve a maior virada da história do Super Bowl, além de ter sido a primeira final a ir para a prorrogação.
 
Adivinha quem é o quarterback e principal jogador do time? Tom Brady, o marido de Gisele Bündchen. De quebra, ele tornou-se o maior vencedor da história da liga, com 5 títulos, e já é considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos.
 
Existe muito mais para conhecer e entender sobre o futebol americano, como as posições de cada jogador, os tipos de jogadas mais detalhados, como funciona a liga, os times existentes e suas divisões... Mas agora você pelo menos já entende o 'bêabá' do negócio e pode assistir aos jogos sem ficar tão perdido.
 
No Ceará
 
Se você quiser acompanhar mais de perto o jogo ou até mesmo se aventurar a jogar, o Ceará Caçadores é o representante cearense na Superliga de futebol americano do Brasil.
 
A equipe realizou uma seletiva para novos jogadores no último dia 22 de janeiro e começa a treinar neste domingo (12), no 23 BC, às 13h. Novos atletas só serão aceitos na próxima seletiva, que deve acontecer no começo de 2018.
 
Para acompanhar o time, no entanto, a Superliga está marcada para começar entre o final de junho e o começo de julho. Antes disso, o Caçadores terá dois amistosos, ainda com data a definir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Outras modalidades

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.