HUWC é o maior centro de transplantes de fígado da América Latina

O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), tornou-se o maior serviço de transplantes de fígado do País.
 
A informação, recém-divulgada pelo veículo oficial da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), aponta o hospital como destaque na modalidade no Brasil, pelo segundo ano consecutivo.
 
Em 2014, um total de 135 transplantes de fígado, sendo três de doadores vivos e 132 de doadores falecidos, foram realizados. Em segundo lugar está o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com 125 transplantes de fígado.
 
Em agosto do ano passado, o serviço de transplantes já havia alcançado a marca total de 1.000 transplantes de fígado realizados em sua história, o colocando como o maior de toda a América do Sul na área.
 
Educação
 
Apesar do alto índice, a taxa de aceitação famíliar é considerada baixa, cerca de 45%, como afirma o coordenador do serviço de transplante de fígado, Huygens Garcia.
 
"Precisamos trabalhar para baixar essa negação, através de mais educação, as pessoas terem conhecimento do diagnóstico e uma melhoria nos leitos de hospitais públicos", explica o médico.
 
Escolha
 
Renato Nazareno, aposentando, é um dos que ganharam um novo órgão do hospital. Natural de Manaus, ele afirma que a escolha por Fortaleza se deu pela referência nos transplantes.
 
"Quando cheguei aqui estava muito debilitado. Agora não, estou muito bem", explica o manaura.