Halitose: saiba o que causa e como prevenir o mau hálito

22 de setembro é o Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito. Por ainda ser um tabu, a data vem para disseminar e alertar sobre o problema da halitose, identificando as causas e o tratamento do problema que atinge mais de 50 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA). 
 
E não é só a questão do incômodo social; o mau hálito pode ser um sinal de que algo no organismo não vai bem. 
 
Causas
 
Existem mais de 60 causas para o mau hálito. As mais comuns são: higienização falha, alterações no padrão salivar (quando a qualidade ou a quantidade de saliva está fora do padrão), gengivites (infecções na gengiva), próteses dentárias mal adaptadas, sinusites, amidalite, pouca ingestão de água, prisão de ventre e jejuns prolongados (mais de 4 horas sem comer). 
 
Como prevenir 
 
O dentista é a pessoa mais indicada para tratar e tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Fazer uma higienização correta com a utilização de fio dental e raspadores de língua, manter a boca saudável (sem cáries e sem gengivas sangrando), manter uma dieta balanceada e ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia, seja no inverno ou no verão, são mudanças de hábitos necessárias para controlar a halitose.