Conhecer

Religião ocupa lugar de destaque na Chapada do Araripe

16/08/2014 - 17h27 - Redação Web - TV Diário
a- a+
O Pontal da Santa Cruz é um ponto de observação panorâmica localizado no topo da Chapada do Araripe na cidade de Santana do Cariri. Do alto de 900m, professores e alunos universitários podem apreciar o geossítio que expõe uma riqueza natural inestimável. O arenito que compõe a formação exu no pontal data de 90 milhões de anos, sendo a rocha mais nova, a caçula, da bacia sedimentar. 
 
O visitante pode acompanhar a beleza da região de um mirante que tem como destaque, além da paisagem cinematográfica, uma capelinha de estilo eclético e um crucifixo que sinalizam a crença do povo da região. Conta uma lenda que, nesse lugar, havia uma assombração que assustava as pessoas que subiam até o mirante. A assombração só teria se afastado definitivamente quando a população subiu a serra e primeiro ergueu uma cruz e depois a capela.
 
Mas longe dessas lendas que mexem com o imaginário popular é no Pontal da Santa Cruz que estudantes de várias áreas do saber vão buscar informações técnicas para suas teses. Informações também sobre o crescimento da cidade com base no turismo religioso.
 
Santana do Cariri se tornou foco de uma romaria que não para de crescer ano após ano. Milhares de pessoas vão para a região ver de perto o túmulo de Benigna Cardoso da Silva, que foi assassinada em 1941 e está atualmente em processo de beatificação pela Igreja Católica. O túmulo dela está dentro da Igreja Senhora Santana que foi construída com pedras cariri.
 
*Com informações do repórter Ricardo Mota.

últimas notícias - Conhecer

EXPEDIENTE

Fale Conosco

Produção
(85) 3266-9213
conhecer@tvdiario.tv.br


Instagram

Siga @tvdiario

Canal 22.1 em HD. Perfil oficial da TV Diário, que é a cara do Nordeste: desenrolada, invocada e estourada. WhatsApp: (85) 98755-0153