Conhecer

Dessalinizadores de água são a nova alternativa para enfrentamento da seca

20/09/2015 - 11h17 - Redação Web - TV Diário
a- a+
Com o avanço da desertificação e o aumento da temperatura mínima na Terra, as regiões semiáridas enfrentam desafios diários na luta pelo abastecimento de água.
 
A seca, um fenômeno característico da região, não pode ser vencido, porém maneiras de convivência e garantir o abastecimento, armazenamento e distribuição da água estão em número um no planejamento.
 
Uma delas é o sistema de dessalinização que está sendo implantado no Ceará. Além da captação, filtragem e distribuição, há ainda um reservatório específico para o concentrado de sal, que tem destino ecologicamente correto.
 
Em Pentecoste, distante 92 km de Fortaleza, moradores da zona rural estão experimentando o novo sistema que promete garantir o abastecimento humano.
 
O projeto "Água Doce" prevê a instalação de 222 sistemas, em 44 municípios cearenses, ao custo, de aproximadamente R$ 1 milhão.
 
Com o início do projeto, há um trabalho paralelo para garantir a qualidade da água consumida pela maior da população e multiplicar os dessalinizadores pelo interior cearense, que deve enfrentar o 6º ano seguido de seca em 2016.

Vídeos relacionados

últimas notícias - Conhecer

EXPEDIENTE

Fale Conosco

Produção
(85) 3266-9213
conhecer@tvdiario.tv.br


VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.