Saiba como eliminar o acúmulo de catarro

A quadra chuvosa acaba levando muita gente às unidades de saúde com problemas respiratórios e acúmulo de catarro nos brônquios.
 
Quando o quadro se complica, outros sintomas surgem, incluindo febre, tornando a situação mais preocupante.
 
No quadro "Consultando seu Médico", o pneumologista Fábio Benevides tira as principais dúvidas dos telespectadores e ensina como dar um fim ao problema.
 
Explicação médica
 
Os brônquios têm um sistema ciliar que é responsável pela limpeza do órgão. Toda vez que o sistema respiratório é atingido - seja por vírus ou bactérias - começa a ser produzida a secreção (catarro) para proteger o corpo humano.
 
O acúmulo acontece quando a produção é excessiva e o corpo não é capaz de eliminá-lo.
 
Segundo o pneumologista Fábio Benevides, um dos primeiros passos para tratar o problema é encontrar e tratar a causa da produção de secreção. Ele explica que, de início, normalmente são vírus. 
 
"As bactérias vêm quando, secundariamente, se instalam. Aí começam a aparecer vários tipos de catarro", alerta o especialista.
 
Fábio Benevides alerta para a coloração do catarro, que pode dar indício de problemas mais sérios. "A partir que muda a coloração, seja para amarelo, verde, marrom, significa que existe bactéria. Então já não é mais gripe e, sim, uma infecção respiratória".
 
Xarope não trata
 
Muitas pessoas acreditam que, para resolver o acúmulo de secreção, basta tomar algum tipo de xarope.
 
"Xaropes são auxiliadores, não tratam nada. Existem categorias de expectorantes, que ajudam a colocar a secreção para fora. Existem os mucolíticos, que quebram a secreção, tornando mais fluido e que com fisioterapia e outras manobras (...) fazem com que esse catarro seja mobilizado", ensina o médico.
 
O especialista ainda alerta para a necessidade de tratar a causa, pois é o que vai ajudar a parar a produção de catarro.