Golpe no WhatsApp usa propaganda falsa de internet gratuita para infectar celulares Saiba como se proteger

30/07/2018 - 19h45
a- a+


Whats

Um novo golpe está prejudicando usuários do aplicativo para dispositivo móvel WhatsApp. Segundo o dfndr lab, laboratório da empresa especializada em cibersegurança Psafe, os criminosos utilizam uma propaganda que anuncia 20GB de internet grátis por até 60 dias para infectar aparelhos das vítimas com aplicativos maliciosos.

A página do golpe tem recebido mais de 45 acessos por minuto, chegando a 2.600 acessos bloqueados pelo app dfndr security somente na primeira hora.

Como funciona

O usuário, ao clicar no link da promoção falsa, é direcionado para uma página no qual é informado que foi selecionado para ganhar os 20GB de internet e ainda apresenta um número fictício de pacotes grátis disponíveis para habilitação. Na aba, a vítima é orientada a responder três perguntas: “Quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?”; “Quantos GB você gostaria de receber de sua operadora?”; “Qual rede você gostaria de ativar?”. Após respondê-las, o usuário é informado que, para ativar a promoção, deve compartilhá-la com três amigos e grupos no WhatsApp.

Golpe

Depois do compartilhamento, a suposta oferta de internet móvel estaria disponível em até cinco minutos para o usuário. No entanto, ao invés disso, surge uma página de alerta no celular da vítima informando supostos problemas no aparelho e orientando o download de aplicativos maliciosos.

Proteja-se

O diretor da dfndr lab, Emilio Simoni, revela que para evitar cair em ameaças como essa é preciso adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito aqui, utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing e sempre desconfiar de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Tecnologia e Games

Veja mais

Comentários

Instagram

Siga @tvdiario

Canal 22.1 em HD. Perfil oficial da TV Diário, que é a cara do Nordeste: desenrolada, invocada e estourada. WhatsApp: (85) 98755-0153