Estudantes do IFCE do Crato desenvolvem aplicativo para auxiliar produtores de tilápia O Sismant garante a alimentação na medida certa para cada fase de crescimento da tilápia

12/08/2016 - 10h39 - Redação Web - TV Diário
a- a+


Estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Crato, desenvolveram um aplicativo para facilitar a vida dos produtores de tilápia. A ferramenta auxilia no monitoramento da alimentação e garante o desenvolvimento dos animais com mais qualidade.
 
Você sabia que a ração do peixe em excesso pode afetar a qualidade da água e prejudicar a produção? Sem falar que custa mais caro ao bolso do produtor, já que a saca está em torno de R$ 80. "A produção hoje em taque-rede tem a ração representando de 60% a 70% do custo de produção. Se você der uma ração em excesso, o peixe não vai se alimentar completamente, vai estar gastando dinheiro desnecessário, além de gerar problemas de qualidade na água, interferindo na produção do animal", explicou Messias Alves, coordenador de Zootecnia do IFCE/Crato.
 
Pensando em tudo isso, o instituto federal desenvolveu um aplicativo Sismant que garante a alimentação na medida certa para cada fase de crescimento da tilápia. É a tecnologia a serviço do homem do campo. "Hoje uma área que tem destaque dentro da produção animal, principalmente da Zootecnia, chama-se Zootecnia e Precisão. O quanto mais você puder economizar dentro de uma produção animal, é melhor. Então, partiu dessa ideia de que o produtor pudesse acompanhar essa produção dele", detalhou Messias Alves. 
 
Foi um ano de trabalho até a ferramenta tecnológica ficar disponível no site do IFCE. Nesse processo, a maior dificuldade foi a turma da Zootecnia entender a linguagem do pessoal da Tecnologia da Informação. "Existe essa diferença, mas o que as pessoas não percebem é que essas duas áreas podem se integrar, podendo surgir produtos como esse aplicativos e outros mais", Afonso Henrique Anastácio, estudante de Sistema de Informação. 
 
O Ceará é um dos maiores produtores de tilápia do Brasil, mas o Cariri não tem participação expressiva nesse cenário e o destaque fica para a Região Metropolitana de Fortaleza, Norte e Centro-Sul.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Tecnologia e Games

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.