STDS capacita equipes de assitência social de 36 municípios cearenses A ação fortalecerá a atenção às famílias extremamente pobres com crianças de zero a seis anos de idade

15/05/2017 - 18h54 - Redação Web - TV Diário
a- a+


CRAS
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta segunda-feira (15), às 9h, capacitação para as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de 36 municípios integrantes do PforR (Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados).
 
A qualificação será focada, inicialmente, nos técnicos que atuam nos CRAS. Entre os temas abordados durante a semana estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 (zero) a 6 anos; matricialidade sociofamiliar; desenvolvimento da criança; brincadeiras e jogos; inclusão e diversidade; e linguagem. “O atendimento do público socialmente mais vulnerável só é possível com o apoio das equipes que lidam diretamente com as famílias e vivenciam o cotidiano de quem necessita dos serviços dos CRAS. Capacitações como estas são, portanto, fundamentais para que a Assistência Social se consolide enquanto política pública efetiva em nosso Estado”, afirmou o secretário Josbertini Clementino.
 
Os municípios cujas equipes serão qualificadas são:
 
- Aiuaba
- Amontada
- Ararendá
- Araripe
- Barroquinha
- Boa Viagem
- Capistrano
- Choró
- Croatá
- Graça
- Granja
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapiúna
- Itarema
- Itatira
- Martinópole
- Miraíma
- Moraújo
- Morrinhos
- Mucambo
- Novo Oriente
- Pereiro
- Poranga
- Quiterianópolis
- Reriutaba
- Salitre
- Santana do Acaraú
- Santana do Cariri
- Tamboril
- Tarrafas
- Trairi
- Tururu
- Uruoca
- Viçosa do Ceará.
 
PforR
 
O Programa para Resultados Ceará (PforR) contempla uma operação de crédito com o Banco Mundial, contratada pelo Governo do Ceará, para garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado. A ação promoverá o crescimento econômico, privilegiando a inclusão social e as políticas ambientalmente sustentáveis, através dos eixos de capacitação profissional, assistência à família, qualidade da água e gestão por resultado.
 
A STDS insere-se no PforR no eixo da Assistência à Família, executado nos CRAS, onde são atendidas pessoas que se encontram em extrema pobreza, incluindo os grupos mais vulnerabilizados. A meta do projeto é fortalecer os vínculos familiares, assegurar maior participação e acessos dos mais pobres aos benefícios e serviços sociais prestados pelo governo, a partir da capacitação das equipes de referência dos Cras, tanto as de nível médio e superior, e do acompanhamento e monitoramento das famílias atendidas. O foco são as famílias na extrema pobreza, com filhos de zero a seis anos de idade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Regional

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.