Quase 60 mil cearenses têm título de eleitor cancelado e não poderão votar em 2018 Esses eleitores ainda ficam sem acesso a uma série de benefícios e direitos, como requerer passaporte ou carteira de identidade

09/11/2017 - 09h27
a- a+


Conforme informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, nesta segunda-feira (6), 59.945 eleitores tiveram o título cancelado no Ceará porque perderam o prazo de atualização biométrica. Além de não poderem votar em 2018, essas pessoas ficam sem acesso a uma série de benefícios e direitos.

Para reverter o cancelamento, esses quase 60 mil cearenses devem procurar o cartório eleitoral da sua cidade, informa o TRE. Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. 

Os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral ficam impedimentos de

- Requerer passaporte ou carteira de identidade

- Receber salários e benefícios de entidades públicas ou assistidas pelo Governo

- Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União 

- Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo Governo

- Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos

- Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo Governo

- Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral. 

O prazo para a atualização biométrica (o cadastro da digital do eleitor) acabou em outubro em 12 cidades do Ceará: Cascavel, Pindoretama, Russas, Palhano, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, Croatá, Jaguaruana e Itaiçaba.

No fim deste mês de novembro, encerra o cadastro em mais alguns municípios cearenses. Outras cidades, como Fortaleza, em que a biometria não será obrigatória nas próximas eleições, já oferecem a atualização.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Regional

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.