Dia D: postos de todos os municípios do Ceará vacinam contra gripe neste sábado (12) Na Capital, os 110 postos de saúde participam da mobilização

11/05/2018 - 18h08
a- a+


vacinaçaõ

Postos de saúde de todos os municípios do Ceará devem funcionar neste sábado (12) para o chamado Dia D de Mobilização Nacional de vacinação contra a influenza. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a meta de Fortaleza é imunizar cerca de 630 mil pessoas, equivalente a 90% do público-alvo da campanha, que inclui crianças, mulheres e homens que fazem parte dos grupos prioritários.   

Na Capital, os 110 postos de saúde participam da mobilização e a Prefeitura Municipal ainda disponibiliza mini postos em locais estratégicos da cidade. As unidades fortalezenses devem funcionar das 8h às 16h30. 

Já foram aplicadas, até esta quinta-feira (10), 283.844 doses da vacina contra a gripe só em Fortaleza, quantidade equivalente a mais de 30% do montante de todo o Estado. Segunda a Sesa, já foram distribuídas 1 milhão e 500 mil doses no Ceará e o sexto lote já chegou para reforçar os estoques com mais 300 mil. 

A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2. 

Grupo de risco

Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Regional

Veja mais

Comentários

Instagram

Siga @tvdiario

Canal 22.1 em HD. Perfil oficial da TV Diário, que é a cara do Nordeste: desenrolada, invocada e estourada. WhatsApp: (85) 98755-0153