50% dos municípios cearenses estão com salários dos servidores atrasados Os prefeitos alegam que a crise financeira está sendo causada pelo crescimento das despesas administrativas e a redução dos repasses de verbas pela União

09/11/2017 - 11h05
a- a+


Segundo a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), cerca de 50% dos municípios cearenses estão com os salários dos servidores atrasados. O pagamento do 13º salário também poderá ser adiado.

Os gestores alegam que a crise financeira está sendo causada pelo crescimento das despesas administrativas e a redução dos repasses de verbas pela União. Eles querem liberação de dinheiro emergencial pelo Governo Federal.

Conforme o consultor econômico da Aprece, André Carvalho, caso esse repasse não aconteça ainda 2017, a situação no próximo ano ficará ainda mais grave, podendo chegar a 60%, 70% dos municípios com folhas de pagamento em atraso.

Neste ano, os principais fundos geradores de renda para as prefeituras do País estão sofrendo queda: O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Funded) teve uma redução de 9%; Já o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu 4%. De acordo com o consultor, enquanto o volume de caixa das prefeituras cearenses cai, as folhas de pagamento crescem.

"É um descompasse existente em 2017, que também ocorreu em anos anteriores, a partir de 2012, e vem se agravando e piorando a situação dos municípios do Estado do Ceará", explicou o consultor. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Regional

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.