TRE cassa mandato de prefeito de Aracoiaba e da vice, mãe de Safadão, por abuso de poder

Segundo a relatora do recurso, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, a vice-prefeita teria doado ambulâncias a comunidades da cidade com o propósito de captar votos

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) cassou, por unanimidade, na sessão da última segunda-feira (30), os diplomas do prefeito do município de Aracoiaba, localizado na Microrregião de Baturité, à 120 Km de Fortaleza, Antônio Cláudio Pinheiro, e da vice, Maria Valmira Silva de Oliveira, ambos do PSDB, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. O caso ganhou notoriedade nacional porque a vice-prefeita, conhecida como dona Bill, é mãe do cantor Wesley Safadão.

Segundo a relatora do recurso, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, houve abuso de poder político e econômico por parte dos recorrentes, devido à doação de ambulâncias para a comunidade com o propósito de captar votos. O prefeito e a vice também ficam inelegíveis por oito anos, a contar da data do pleito de 2016. 

Em entrevista ao site do Diário do Nordeste, Antônio Cláudio Pinheiro afirmou que está "tranquilo" pois não teria cometido nenhuma irregularidade. Contra-argumentando a tese de abuso, ele ponderou, ainda, que perdeu a eleição em duas das quatro comunidades beneficiadas com a entrega das ambulâncias. O tucano informou que virá a Fortaleza, nesta terça-feira (31), para encontrar a vice-prefeita, que está na Capital, e disse que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assim que for notificado sobre a decisão.