PR/CE investiga compra de votos com dinheiro do furto ao Banco Central

Em ano de eleições a Justiça Eleitoral costuma intensificar a fiscalização para combater a compra de votos, uma prática antiga e que só mancha a democracia brasileira conquistada a duras penas por militantes, que pagaram até com a própria vida, para que o país avançasse no processo de ter uma população mais consciente dos seus direitos e deveres.
 
Mas paralelo a essas conquistas, caminham também práticas de corrupção que impedem o Brasil de se consolidar como uma nação exemplar para o mundo.
 
Nestes últimos dias, um suposto caso de compra de votos nestas eleições chamou mais atenção ainda por um detalhe; o dinheiro usado na prática criminosa seria fruto de um outro crime: o furto ao Banco Central de Fortaleza.
 
A denúncia partiu dos deputados estaduais Fernando Hugo, Lula Morais e Ely Aguiar e do deputado federal Chico Lopes. Os parlamentares dizem ter conhecimento de que há candidatos praticando compra de votos no Ceará. Lula Morais chegou a usar a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar o caso.
 
O furto ao Banco Central aconteceu em 2005, em Fortaleza. A ação teve repercussão mundial e ficou registrada como o maior assalto a banco do país. Os parlamenatares que fizeram a denúncia vão ter que prestar depoimento na Procuradoria Regional Eleitoral.
 
Apoio da população
 
O deputado Lula Morais já foi notificado pelo Ministério Público Federal e espera marcar a data para prestar depoimento.
 
Segundo o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, ele aguarda as datas para poder ouvir cada deputado a respeito do caso. Para o procurador, este período eleitoral é delicado, pois outras denúncias que foram feitas nestas eleições também estão sendo investigadas.
 
O Ministério Público conta com o apoio da população, que pode denunciar irregularidades durante o processo eleitoral pelo telefone 148 ou por e-mail.